Para atender a necessidade da contratação de um novo colaborador, deve-se cadastrar uma nova vaga no sistema, para isso cria-se uma solicitação para essa nova vaga, onde serão seguidos os seguintes passos:
Cadastrar uma nova solicitação de Vaga
a) Para criar a solicitação da vaga de efetivo, é necessário o acesso ao menu “Movimentações” no qual será selecionado o submenu “Vagas“.
b) Ao acessar a página de vagas, aparecerá uma tela de consultas, contendo as vagas criadas anteriormente. Para inclusão de uma nova vaga clica-se no botão “Novo”, como mostra a imagem abaixo:
c) Após esse passo o usuário será redirecionado a página de cadastro na qual deve ser preenchida os dados detalhados da nova vaga, como mostra na imagem e explicações abaixo:
- Tipo de Contratação: selecionar o tipo de contratação (Efetivo, Temporário, Estágio, Cargo de Confiança ou Jovem Aprendiz). Conforme o tipo de contratação, o sistema irá solicitar o horário de trabalho ou a carga horária mínima e máxima.
- Unidade: selecionar a unidade que a vaga será aberta.
- Solicitante: selecionar o nome do solicitante da vaga.
- Área de atuação: selecionar a área de atuação da vaga.
- Função: selecionar a função da vaga.
- Cargo: selecionar o cargo da vaga.
- Programa: selecionar o programa da vaga.
- Atividade: selecionar a atividade da vaga.
- Modalidade: selecionar a modalidade da vaga.
- Realização: selecionar a realização da vaga.
- Projeto/Centro de Custo: informar o projeto/centro de custo do colaborador a ser contratado.
- Motivo de Contratação: selecionar o motivo da contratação (ampliação ou substituição).
- Colaborador a ser substituído: selecionar o colaborador que será substituído pela contratação a ser realizada pela vaga.
- Tipo de Remuneração: o sistema irá apresentar o tipo de remuneração conforme a função e cargo selecionado, se é por hora ou mensal.
- Horário de Trabalho: o sistema busca essa informação do cadastro de funções, conforme a função selecionada. O usuário poderá alterar o mesmo.
- Carga Horária Mínima e Máxima: informar a carga horária mínima e máxima. O Sistema irá solicitar conforme o tipo de contratação.
- Turno: o sistema irá solicitar o turno de trabalho para a vaga. Essa informação será utilizada para a triagem automática de candidatos.
- Calcular: o sistema calcula os benefícios oferecidos pela empresa.
- Descrição Detalhada do Cargo: o sistema busca essa informação do cadastro de cargos.
- Requisitos do cargo (Essenciais): o sistema busca essa informação do cadastro de cargos.
- Escolaridade: o sistema busca a escolaridade conforme o cargo selecionado.
- Curso: informar o curso desejável para a vaga.
- Descrição Detalhada da Função: o sistema busca essa informação do cadastro de funções, conforme a função selecionada. O usuário poderá complementar a mesma.
- Requisitos da função (Divulgado no site): o sistema busca essa informação do cadastro de funções, conforme a função selecionada. O usuário poderá complementar a mesma.
- Competências: o sistema busca essa informação do cadastro de funções, conforme a função selecionada.
- Exclusivo para PCD: selecionar se a vaga é exclusiva para PCD ou não. Para vagas que são exclusivas para PCD, no site do trabalhe conosco, o sistema permite a candidatura de qualquer candidato, porém na triagem automática de candidatos o sistema remove os currículos que não são PCD.
- Justificativa: informar os motivos para a inclusão da vaga.
- Responsável Análise de Desempenho: selecionar o colaborador que é responsável pela análise de desempenho do colaborador que será contratado.
- Cidade: selecionar para qual cidade será a vaga.
- Usuário: o sistema apresenta o nome do usuário que incluiu a vaga.
- Inclusão: o sistema apresenta a data e hora de inclusão da vaga.
d) Após a conclusão do preenchimento do cadastro da nova vaga, clicar em “Salvar e Enviar“. Ao finalizar o envio será adicionado o processo no Workflow, onde será indicado a próxima tarefa a qual deve ser realizada pelo Consultor de RH da unidade.
e) No caso de haver mais de uma vaga com as mesmas características a serem publicadas, clica-se em “Duplicar Vaga”, gerando assim, uma segunda vaga com as mesmas características, como mostra a imagem a seguir:
f) Se for desejado reaproveitar o processo seletivo de uma vaga de Efetivo, clica-se em “Reaproveitar processo seletivo”, gerando assim, uma nova vaga com processo seletivo do tipo “Reaproveitamento”, como mostra a imagem a seguir:
Histórico de Vagas
No histórico da vaga, será possível ver cada uma das etapas pelas quais a vaga passou até a admissão, como mostra a imagem a seguir:
Candidatos
a) Após a publicação da vaga, será aberto o processo seletivo para a admissão, para consultar os candidatos que estão no processo seletivo da vaga, deve-se ir ao menu “Movimentações” e no submenu “Vagas”, selecionar a vaga desejada, clicar na aba “Candidatos”, onde será apresentado informações sobre os candidatos em seleção, sendo possível assim, consultar e/ou imprimir o currículo do candidato, além de consultas ao processo e a agenda do candidato.
Entrevista Coletiva
Para criar, uma entrevista coletiva, deve-se ir ao menu “Movimentações” e no submenu “Vagas”, selecionar a vaga desejada, clicar na aba “Candidatos”, onde o responsável poderá selecionar os candidatos, com os quais deseja marcar uma entrevista coletiva. Após ter selecionado os candidatos para a entrevista, o responsável deverá clicar, no botão “Agenda Coletiva“, onde preencherá os dados convocando os candidatos selecionados para a entrevista coletiva, como mostra a imagem abaixo:
Entrevista Individual
Para criar, uma entrevista individual, deve-se ir ao menu de “Vagas”, selecionar a vaga desejada, clicar na aba “Candidatos”, onde o responsável deve clicar sobre o candidato com o qual deseja marcar uma entrevista individual, como mostra a imagem abaixo:
a) Ao clicar no candidato, será aberto a tela do mesmo, como na imagem e explicações abaixo:
b) O usuário deve clicar sobre o botão “Agenda”, o qual abrirá a tela de inclusão de agenda, tanto como em entrevista coletiva como em entrevista individual, onde deve-se preencher os seguintes campos, como mostra a imagem abaixo:
- Assunto: informar o título da agenda.
- Entrevistador: mostra o entrevistador.
- Data: informar a data da entrevista.
- Horário: informar o horário da entrevista.
- Endereço: informar o endereço do local da entrevista.
c) Clica-se no botão “Salvar” o qual grava as informações da agenda. Nessa mesma tela, clicando no botão “Enviar Convite”, permite o usuário enviar e-mail para o(s) candidato(s) com a informação da agenda.
Registro de Seleção
a) Para consultar um registro de seleção, deve-se ir ao menu “Movimentações” e no submenu “Vagas”, selecionar a vaga desejada, clicar na aba “Registro Seleção”, onde o usuário poderá consultar os pareceres de desempenho, currículos e situação dos colaboradores que estão ou estavam no processo de seleção, como mostra a imagem abaixo:
b) Para gerar o registro de seleção clica-se no botão “Gerar Registro de Seleção”, que abrirá um PDF com detalhes da seleção.
Admissão
a) Para consultar as informações da admissão, deve-se ir ao menu “Movimentações” e no submenu “Vagas”, selecionar a vaga desejada, clicar na aba “Admissão”, como mostra a imagem abaixo:
b) Ao clicar no botão “Admissão”, é aberta a tela de detalhes do candidato contratado com as suas respectivas informações, como mostra a imagem abaixo.